Raízes lúdicas em solos históricos

memória e território

Convite do evento Raízes lúdicas em solos históricos

O encontro realizou-se em 29 de janeiro de 2013 e contou com rodas de conversas com moradores comprometidos com a memória da Rocinha e do Horto. O evento teve início na Rocinha, onde foi recolhido o depoimento de José Martins, militante histórico das causas populares na cidade do Rio de janeiro e, especialmente, nesta comunidade. A roda de conversa foi composta por membros do CIESPI, do IBRAM e pelos moradores Antônio Carlos Firmino, do Fórum Cultural e do Centro Lúdico da Rocinha e pelo jovem Michel, autodidata em comunicação.

Nesta conversa, José Martins contou sobre a sua vinda do Ceará e chegada na Rocinha, o início de sua militância política que teve como principais  marcos: 1) as questões comunitárias ligadas à água (saneamento básico, potabilidade e abastecimento das moradias, etc.), 2) as questões ligadas aos direitos das crianças (mutirões de construção das primeiras creches e brinquedotecas, etc.) e 3) as questões relacionadas ao direito à terra e à moradia digna. Ao final da conversa, o grupo percebeu a água como um elemento conector de memórias, saberes, territorialidades, pertenças.

Na parte da tarde, aconteceu a roda de conversas no Horto, onde  foram recolhidos depoimentos dos moradores: Moacyr Paiva que editou o livro “Diário de uma invasora”, escrito por uma jovem de 17 anos a respeito da memória da comunidade e Emerson de Souza, coordenador do Museu do Horto e articulador cultural local. Estiveram presentes membros do CIESPI, da Ong Comunidades Catalisadoras (Com Cat), do IBRAM, do Centro Lúdico da Rocinha e das universidades UNIRIO e PUC-Rio.  A roda foi bastante animada e se desenvolveu de maneira amistosa e lúdica, abordando conexões entre lugares de memórias, pessoas, brincadeiras tradicionais e cultura local. Ao final foi lido o relato sobre o brincar na Ladeira da Margarida, de autoria de Joana D‘Arc da Silva Rosa, uma das dinamizadoras da Brinquedoteca Volante do Horto, vigente nos anos 2002-2006 e ligada ao projeto Rede Brincar e Aprender.

Rodas tradicionais

Conversa com griôs da Rocinha

Rodas tradicionais

Roda de conversa no Horto com moradores

Rodas tradicionais

Roda de conversa com moradores do Horto

Brinquedos e brincadeiras tradicionais

Exposição do acervo do projeto Rede Brincar e Aprender

Narrativas brincantes

Álbum de fotos do acervo Rede Brincar e Aprender

Narrativas brincantes

Livros e livretos do acervo do projeto Rede Brincar e Aprender

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s